Nós somos a Guten

Acreditamos que compreender a realidade empodera pessoas, estimula a colaboração e permite ir mais longe

Assista ao nosso manifesto

Quem somos

A Guten nasceu em 2014 a partir de uma motivação poderosa de capacitar jovens a desenvolverem a visão crítica por meio da leitura de atualidades. O fruto desse trabalho é uma solução digital que trabalha em parceria com educadores em todo o país, promovendo melhoria contínua de aprendizagem para mais de 45 mil alunos e ajudando professores e gestores a recriarem a sala de aula. E isso é só o começo!

Nossa meta é ser referência brasileira em formação de leitores, por meio da inovação e da transformação do processo de ensino-aprendizagem e das competências relacionadas à leitura.

Para isso, somos pautados por valores que guiam as nossas ações e decisões. São eles:

• Relacionar-se de forma ética e justa.
• Insistir no mais alto nível de excelência.
• Construir o nosso negócio de forma que deixe um legado à sociedade e faça-nos orgulhosos.
• Pensar grande e correr atrás disso.
• Ser uma empresa em que todos possam atingir o seu pleno potencial.

Em que acreditamos

Desejo de descoberta

Mentes com constante vontade de conhecer, experimentar e aprender podem mudar o mundo.

Conhecimento amplia horizontes e quebra barreiras

A compreensão da realidade empodera pessoas, promove a colaboração e permite ir mais longe.

Jornada prazerosa

O caminho pode e deve ser agradável, porque, afinal de contas, a vida é a jornada.

Indivíduos protagonistas

Indivíduos capazes de compreender o mundo, perseguir seus objetivos e cocriar o contexto promovem o bem a si mesmos e à sociedade.

Aprendizado contínuo

O aprendizado é um projeto para a vida toda e presente em todas as nossas experiências. Por isso, mais importante que simplesmente aprender
algo é aprender a aprender sempre.

Quem faz a Guten acontecer

Somos uma equipe multidisciplinar formada por pedagogos, jornalistas, linguistas, desenvolvedores, administradores e designers. Somos curiosos, inquietos, motivadores e otimistas. Todos trabalham pelo mesmo objetivo, com paixão, persistência e brilho nos olhos.

Equipe
Colaboradores de conteúdo
FUNDADORA E CEO
Danielle Brants
PEDAGÓGICO
Leticia Reina
JORNALISMO
TECNOLOGIA
PEDAGÓGICO
Helen Sangion
JORNALISMO
Melissa
Schröder
MARKETING 
E NOVAS PARCERIAS
SUCESSO DO CLIENTE
TECNOLOGIA
Ivan Ferrer
TECNOLOGIA
Bruno Carvalho
NOVAS PARCERIAS
MARKETING
NOVAS PARCERIAS
Mariana Chilio
NOVAS PARCERIAS
Vitor Castilho
FINANCEIRO

Administradora de empresas pela EAESP-FGV, trabalhou por oito anos no mercado financeiro (Morgan Stanley, G5 Advisors/Evercore Partners) e depois foi para a GE. Em 2015, recebeu o prêmio Innovators Under 35 do MIT Tech Review. Em 2017, foi finalista do prêmio Cláudia na categoria Negócios, maior premiação feminina da América Latina.

FUNDADORA E CEO
Danielle Brants

Leticia é mestra em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP. Atua há mais de 25 anos na área de educação em escolas públicas e privadas, como a Escola da Vila, Santi, Instituto Qualidade no Ensino (IQE) e Senac. Também elaborou material pedagógico para FTD. Na Guten, Leticia é a responsável pelo conteúdo pedagógico e por formações de professores para o uso da ferramenta.

PEDAGÓGICO
Leticia Reina

André é jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trabalhou nos portais de notícias Terra e G1, escreveu para a Piauí e outras revistas e publicou um livro sobre Chico Xavier. É editor do Guten News.

JORNALISMO
André Schröder

César atua há mais de 13 anos com tecnologia para educação. É mestre em Ciência da Computação pela Unesp e fez MBA em Gestão Estratégica de TI pelo IBTA. Na Guten, César é o responsável por cuidar da nossa equipe de tecnologia e garantir que o Guten News seja cada vez melhor e mais inovador.

TECNOLOGIA
César Aguiar

Helen é pedagoga, graduada pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Fez especialização em Leitura e Produção de Texto pela COGEAE (PUC- SP). Foi coordenadora pedagógica na empresa de tecnologia de educação Clickideia (2015) e atualmente é responsável pela produção do conteúdo pedagógico na Guten.

PEDAGÓGICO
Helen Sangion

Melissa é formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Já assinou reportagens para as revistas Superinteressante, Saúde é Vital e Marie Claire. É responsável por apurar e escrever os textos do Guten News.

JORNALISMO
Melissa Schröder

Administrador de empresas pela FGV-EASP, possui MBA pela London Business School. Iniciou sua carreira em investment banking no Bradesco BBI. Após quatro anos, migrou para a indústria petroquímica, trabalhando por sete anos na Braskem nas áreas de Investimentos e M&A, Operações Comerciais e Marketing.

MARKETING E NOVAS PARCERIAS 
Henrique Cantagesso

David é bacharel em Design Digital pela Anhembi Morumbi e pós-graduado em Tecnologias na Aprendizagem pelo Senac. Trabalhou na Matific, plataforma online de jogos matemáticos. Por mais de 18 anos, atuou como professor e especialista em tecnologia educacional em escolas de referência de São Paulo. Na Guten, é responsável pela área de Sucesso do Cliente.

SUCESSO DO CLIENTE
David Benadiba

Engenheiro de software com 14 anos de experiência no setor de TI, já trabalhou nas empresas Progiro, Neopix Design e Limonada Publicidade. Graduou-se em Sistemas de Informação pela Universidade Nove de Julho e fez especialização em Lógica de Programação. Na Guten, é responsável por desenvolver aplicações e dar manutenção à plataforma.

TECNOLOGIA
Ivan Ferrer

Bruno é bacharel em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Senac e atualmente está fazendo MBA em Tecnologia de Software pela USP. Na Guten, Bruno faz parte da equipe de desenvolvimento de sistemas.

TECNOLOGIA
Bruno Carvalho

Mariana é graduada em Engenharia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Começou sua carreira na Voith Hydro. Na Guten, Mariana é responsável pela prospecção de novos parceiros e pela venda dos conteúdos da solução digital.

NOVAS PARCERIAS
Mariana Chilio

Cientista Social formada pela Unicamp em 2003, é especialista em Inovação em Tecnologias Educacionais pela Universidade Anhembi Morumbi e em Design Instrucional pelo SENAC. Atuou por mais de 10 anos com formação e criação de cursos para professores. Foi Coordenadora de Formação na empresa de tecnologia educacional Clickideia (2016). Atualmente integra a equipe de novas parcerias da Guten.

NOVAS PARCERIAS 
Mariana Estima

Graduada em Secretariado Executivo Bilingue pela Universidade São Judas Tadeu e cursando Gestão Comercial pela Anhembi Morumbi. Entusiasta de tecnologia para aprendizagem, atua no área de educação há 7 anos. Atua na área de parcerias da Guten, prospectando novos parceiros e vendendo conteúdo da solução digital.

NOVAS PARCERIAS 
Sandra Nagaoka

Vitor é graduado em Engenharia pela FEI e já trabalhou no Itaú. Hoje ele é responsável pelo cadastro e prospecção de novos clientes na Guten.

NOVAS PARCERIAS
Vitor Castilho

Livia é jornalista, formada pela Faculdade Cásper Líbero e é pós-graduanda em Design Digital e Novas Mídias pela Faculdade Belas Artes. Atuou na área de assessoria de imprensa na Jeffrey Group e foi repórter do Guten News até 2016. Atualmente trabalha na área de Marketing da Guten.

MARKETING
Livia Goro

Vitor cursa Ciências e Humanidades com foco em Ciências Econômicas na UFABC. Já trabalhou na Tozzini Freire Advogados e na SOS Comunicação, atuando em atividades administrativas. Na Guten, Vitor auxilia o Financeiro e a Inteligência de Marketing.

FINANCEIRO
Vitor Santos

Wellington é recém chegado a cidade de São Paulo, natural de Lins, trabalhou por 8 anos na empresa BSB em funções administrativas. Em 2012, se formou em análise e desenvolvimento de sistemas pela Unilins, desde então, vem se dedicando a profissão, chegando a ministrar aulas de informática em escolas públicas e a trabalhar em agências de publicidade na cidade de origem.

TECNOLOGIA
Wellington Pereira

Formada em Letras pela Unicamp e em Jornalismo pela PUC-Campinas. Terminou o mestrado em Linguística em 2014 (sim, ela gosta bastante de estudar!) e, um ano depois, já começou a revisar textos para a Guten. Desde então, é responsável pela revisão de todo material jornalístico e didático da equipe. Adora ler matérias sobre ciência e jogos!

Bruna Moreno

Nascido em 1989, em Araras (SP), formou-se em Letras e em Estudos Literários na Unicamp. Tem mestrado em Teoria e História Literária pela mesma universidade. Fez também especialização em Discurso e Leitura de Imagem, na UFScar. Grande apaixonado pelas artes e pela palavra, é, atualmente e com prazer, professor na rede privada e produtor de conteúdo da Guten.

João Crepschi

Pri Ferrari nasceu em 1989 e é paulistana. Autora e ilustradora dos livros infantis “Coisa de Menino” e “Coisa de Menina”, Pri acredita que o mundo pode ser um lugar melhor e está pronta para fazer a sua parte.

Priscilla Ferrari

Nathalie Lourenço gosta de letrinhas nos livros, nos quadrinhos e na sopa. É paulistana desde 1984, trabalha como redatora publicitária e publicou o livro de contos "Morri por Educação" (Ed. Oito e Meio). Também escreve contos e crônicas no medium.com/@ridicula.

Nathalie Lourenço

Melissa Suárez é bacharela em Linguística e licenciada em Letras pela USP. Foi professora de escolas da rede pública e particular por cinco anos antes de começar a se dedicar a materiais didáticos de Língua Portuguesa. Também é escrevinhadeira de contos e peças nas horas vagas.

Melissa Suárez

Natural de Cordeirópolis (SP). Linguista formado pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Letras pela Universidade Federal do Paraná e pela Universidade de Leipzig. Atualmente trabalha como tradutor (inglês > português brasileiro) e revisor.

Rafael Olivato

Sarah Camargo é mestra em Estudos da Tradução pela Universidade de São Paulo e graduada em Letras com Licenciatura pela Universidade Estadual de Campinas. Trabalhou no ensino de Língua Portuguesa e Literatura para ensino médio e fundamental nos últimos sete anos.

Sarah Valle
Bruna Moreno
João Crepschi
Melissa Cruz
Rafael Olivato

Prêmios

Recentemente, a Guten foi selecionada para o projeto global Project Literacy Lab, com foco em acelerar iniciativas que permitam reduzir o analfabetismo no mundo até 2030. Segundo o Project Literacy, existem 757 milhões de pessoas no mundo consideradas analfabetas ou semianalfabetas. Para ampliar a conscientização sobre o problema, o Literacy Lab tem desenvolvido a campanha Alphabet of Illiteracy, com o mote “Se nós ajudarmos as pessoas a ler e a escrever, nós ajudaremos a resolver os maiores problemas do mundo”. Além disso, a Guten também foi premiada em 2015 pelo MIT Technology Review por suas inovações no campo da educação.

Guten na mídia

Parceiros