Na prática

Quem já descobriu um caminho estimulante de ler e cocriar o mundo

Uma jornada de descoberta, aprendizado e conhecimento no universo da ciência

com o Liceu Jardim

Leitura não é importante só para Língua Portuguesa, é essencial para todas as disciplinas, inclusive Ciências. A diretora de tecnologia e coordenadora de ciências do Colégio Liceu Jardim, Michele Rascalha, tinha dificuldade de encontrar um periódico que tivesse conteúdo e linguagem adequada aos alunos - foi quando descobriu a Guten. Hoje, a plataforma é usada no Liceu Jardim por professores de Ciências da Natureza, História e Geografia, Artes e Língua Portuguesa.

“(…) Nem tudo o que está no jornal é adequado para uma criança ver. Às vezes, o texto é muito denso, tem um vocabulário que aluno ainda não entende. Eu acho que a Guten é um material de atualidades que respeita a linguagem deles [dos alunos]. E não tem aquele perigo de ‘ai, meu Deus, o que é que o meu aluno vai ver nessa edição?’.”

Michele Rascalha
Diretora de Tecnologia e coordenadora de Ciências
Saiba mais

Um novo caminho para jovens lerem, questionarem e recriarem o mundo nas aulas de Redação

com o Colégio Arbos

O Colégio Arbos trabalhou junto com a Guten para tornar os alunos mais engajados em leitura e aumentar sua capacidade argumentativa e reflexiva. Esses objetivos foram alcançados. De acordo com relatórios do colégio, essa parceria aumentou o engajamento dos alunos nas propostas em até 100%; já a capacidade argumentativa e reflexiva dos estudantes aumentou em cerca de 70% ao longo do ano de 2017.

“O maior benefício é colocar o aluno em contato com uma leitura que, ao mesmo tempo que é prazerosa (com jogos e desafios), também informa. O aluno se depara com um fato, tem de compreendê-lo e ainda pode opinar sobre o assunto, realizando registros de forma dinâmica.“

Fabiana Lima
Professora do Colégio Arbos
Saiba mais

Inovação e inclusão em sala de aula

com o Colégio Motiva - Campina Grande

Atender às demandas dos alunos nativos digitais é um grande desafio para qualquer professor, ainda mais quando se trata de fazer isso promovendo a inclusão de alunos com TDAH e TEA. Veja como uma professora de Língua Portuguesa do Colégio Motiva – Campina Grande trabalhou junto à Guten e conseguiu aumentar o engajamento da turma de 6º ano em leitura.

“(…) é de suma relevância o trabalho com a tecnologia na escola, principalmente, aliado à plataforma como o Guten News, que traz alternativas de aprendizagem de leitura e escrita de forma atrativa para um público cada vez mais digital, além da inclusão de alunos com necessidades especiais.”

Maria Salomé Araújo
Professora de
Língua Portuguesa
Saiba mais
Veja mais formas incríveis de recriar
sua sala de aula com a Guten!
Ir para o blog