Saber quais são os temas de interesse dos alunos faz toda a diferença na hora de engajar a turma
Conhecer o perfil leitor e os temas de maior interesse dos jovens é essencial para ajudar os educadores a engajarem ainda mais os estudantes que estão desenvolvendo o hábito da leitura. Isso também facilita as relações que a turma pode estabelecer com os conteúdos novos, que estão no planejamento escolar, como afirma a gestora pedagógica da Guten, Letícia Reina. Ela explica que “compreender o interesse do aluno permite que o professor consiga conectar os objetivos de aprendizagem com temas que motivam a leitura e que fazem parte do universo do estudante”.
Pensando nessa questão, a Guten compilou quais são os maiores interesses de leitura dos estudantes que utilizam a plataforma em uma amostra que incluiu escolas de todo o Brasil, dos mais diversos perfis socioeconômicos.
Veja no gráfico a seguir que temas que fazem parte do cotidiano e do universo do entretenimento, como jogos e tecnologia, chamam a atenção dos estudantes. Esses temas podem ser portas de entrada para leituras em outras áreas do conhecimento. No entanto, vale ressaltar que cada leitor é único e pode gostar dos mais diversos assuntos.

Projeto Antenados: as sugestões dos seus alunos no Guten News
Além da pesquisa quantitativa realizada, a Guten também estabeleceu um canal de comunicação com os usuários da plataforma, pelo qual recebe diariamente sugestões de pauta para a equipe de jornalismo.
Nas sugestões, fica evidente que, apesar do destaque para temas como games e tecnologia, também há espaço para temas como economia e até desastres ambientais, como comenta Letícia Reina: “é curioso perceber o quanto os pedidos dos alunos são variados. Por isso, é importante que o professor conheça os assuntos de interesses dos alunos para não partir de um senso comum do que os jovens gostam, propondo uma variação de temas e situações didáticas que vão fazer com que o estudante tenha o máximo de aproveitamento dos conteúdos trabalhados”.
A gestora pedagógica da Guten complementa: “o teórico David Ausubel já falava sobre essa questão das conexões estabelecidas entre o aluno e temas de seu interesse: ‘a Aprendizagem é Significativa quando uma nova informação (conceito, ideia, proposição) adquire significado para o estudante, por meio das relações estabelecidas com estruturas preexistente e conhecimentos prévios. Para tanto é preciso envolvimento emocional, percepção do contexto, organização e planejamento de toda a equipe da escola’. Por esse motivo é essencial saber quais são os conteúdos de interesse dos estudantes, para garantir que essas conexões sejam estabelecidas de uma forma consistente”.
Veja abaixo algumas das sugestões enviadas por alunos que utiliza o Guten News:
“Eu quero uma tirinha de futebol” – estudante do 4º ano
“O meu tema trata o consumismo no Brasil e o consumo, como as pessoas gastam seu dinheiro e sobre a revolução industrial, a sustentabilidade, os 4 ”r”, ente outras coisas. Espero que gostem” – Estudante do 6º ano
“Falar sobre o incrível youtuber Felipe Neto. Ele é bem legal e tem 30 milhões de inscritos” – Estudante do 6º ano.
“Vikings. Sobre alguma história fictícia ou curiosidades sobre a vida deles. É um tema que eu acho muito interessante, gosto dos deuses nórdicos também.” – Estudante do 7º ano.
“Gostaria que o Guten News publicasse sobre temas de heróis em quadrinhos, principalmente da DC comics!!” – Estudante 6º ano.
“Momo no YouTube. Estou curiosa, quero saber mais!” – Estudante 5º ano.
“Teresina alagada. Porque aconteceu um desastre em Teresina em um bairro onde mais de 400 famílias ficaram desabrigadas e tiveram mais de 30 feridos e 2 mortos” – Estudante do 9º ano.
“Gostaria de saber como são feitas diversas coisas, tais como: refrigerante; achocolatado, leite em pó; biscoitos recheados. Sempre tive curiosidade de saber como eram feitos esses produtos, e deve ser realmente muito legal ver essas coisas” – Estudante do 7º ano.
“Sobre séries da atualidade tipo Riverdale, Stranger Things, etc. É um tema que eu ouvi falar e gostaria de saber mais sobre isso!” – Estudante do 6º ano.
“Gostaria de ver sobre robótica como gosto tanto do Guten adoraria esse tema. Muito obrigado” – Estudante do 5º ano.
A equipe de jornalistas da Guten é liderada por André Schröder, que recebe e analisa as sugestões. Ele relata a importância dessa comunicação entre alunos e o time de reportagem: “o Antenados é uma ferramenta editorial poderosa, na qual alunos e professores colaboram com a equipe de jornalismo do Guten News”. O editor explica: “sem abrir mão dos assuntos que julgamos atuais e importantes para a formação dos leitores, acatamos sugestões proveitosas cadastradas via plataforma para oferecer conteúdos ainda mais conectados com os estudantes. É uma parceria, uma proposta colaborativa que traz para o Guten News temas de interesse do público que talvez não entrariam em nosso radar de possibilidades”.
Na prática com a Guten
Para garantir que os professores executem suas propostas pedagógicas a partir de textos do interesse do aluno, o Guten Pro permite que o educador verifique quais são as habilidades que ele quer que o aluno desenvolva e verifique que conteúdos, entre as mais de 1.100 matérias do Guten News, atendem a sua demanda.
Assim, é possível, por exemplo, selecionar uma lista de textos de diversos temas a serem oferecidos para os alunos escolherem. Ainda no Guten Pro, é possível verificar todo o histórico de leitura, dessa forma, o professor pode conhecer melhor o perfil de cada indivíduo e até mesmo as preferências da turma como um todo.