O início do ano letivo se aproxima. Esse é o momento ideal para o planejamento da equipe pedagógica do colégio. Você está preparado?

Separamos 3 dicas de planejamento que vão ajudar coordenadores e gestores a começarem esse ano com o pé direito e garantir que 2019 seja um ano de sucesso!

1 – Faça um balanço do ano anterior

Avalie o que deu certo na escola e o que não deu em 2018 e pense em como potencializar o que deu certo e o que pode ser feito para atacar os tópicos que precisam ser aprimorados. Você pode fazer para si mesmo uma série de perguntas, como, por exemplo: A minha escola está apresentando bons resultados? Eu estou satisfeito com os resultados ou quero elevá-los? O que faltou para que os resultados fossem melhores?

Essa é uma forma prática de identificar e analisar pontos de melhorias. A partir disso, é possível determinar objetivos para a escola em 2019, como veremos no próximo tópico.


2 – Defina seus objetivos e suas metas para o ano

No início do ano, temos o hábito de pensar em objetivos e metas pessoais, como por exemplo, fazer uma viagem ou começar alguma atividade física… O mesmo pode ser feito com relação ao ambiente profissional. Faça uma lista de objetivos e, em seguida, uma lista de ações que vão ajuda-lo a atingir esses objetivos. Trabalhe nessas ações ao longo do ano e não esqueça de retomá-las de tempos em tempos para garantir que está havendo um progresso.

Você pode incluir, por exemplo, um curso de aprimoramento na sua área, uma formação específica para os professores, novos conteúdos a serem oferecidos para professores e alunos, reunião periódica com colaboradores para feedbacks, entre muitas outras opções.


3 – Pesquise tendências e inove!

É importante saber o que o mercado da Educação oferece de novidade e  ter uma noção do que outras escolas estão fazendo de diferente para que a sua escola siga oferecendo ensino de qualidade e diferenciado. Que tal aproveitar a semana de planeamento pedagógico para fazer essa pesquisa?

O período também é ideal para incluir novidades na escola. Inove! Uma forma de inovar é buscando novos conteúdos e novas tecnologias para professores e alunos.  Que tal pensar em uma ferramenta de comunicação escolar? Investir em novos recursos do laboratório de informática? Ou adotar uma solução digital de leitura que pode ajudar a melhorar os resultados da sua escola? Se obter melhores resultados para a sua escola está entre os seus objetivos traçados, busque ferramentas que te auxiliem nessa tarefa

Esperamos que tenha gostado das dicas! Se você quer inovar, conheça a Guten, uma solução digital de leitura feita para desenvolver o senso crítico dos alunos por meio de textos de atualidades e atividades alinhadas à BNCC. A solução já está presente em diversas escolas renomadas de todo o Brasil e promove melhoria contínua de aprendizagem para mais de 50 mil alunos, ajudando professores e gestores a recriarem a sala de aula. Acesse o nosso site www.gutennews.com.br e saiba mais