Image

6 vantagens do aplicativo de comunicação escolar

By  •  5 meses ago  •  Inove +

Tradicionalmente, a comunicação entre escola e pais ocorre por meio das agendas escolares, que levam bilhetes, calendários, boletins de notas e boletos bancários. O uso de um aplicativo escolar vem para realizar toda essa comunicação, de forma mais rápida e eficaz.

O mundo mudou e a escola precisa acompanhar as mudanças. Nas aulas, o uso da tecnologia deixa o aprendizado mais interativo e motivador para o aluno e o mesmo pode ser dito a respeito do processo de comunicação entre a escola, pais e alunos. Neste post, você descobrirá 6 vantagens que o uso de um aplicativo para comunicação escolar pode oferecer. Não deixe de ler!

Quais são os benefícios de um aplicativo escolar?

A tecnologia digital está presente em nossas vidas e na palma de nossas mãos. Deixamos de usar uma série de recursos analógicos como agenda, calendário e bloco de notas e passamos a utilizar aplicativos em nossos smartphones que apresentam as mesmas funções. Como usar isso a nosso favor?

Alguns aplicativos são feitos especialmente para melhorar a comunicação entre alunos, pais e escola.

Eles integram e permitem a comunicação com todos os setores escolares: secretaria, financeiro, professores e coordenação. Conheça algumas vantagens do uso de aplicativos escolares.

1. Incentivo ao estudo em casa

Alguns aplicativos permitem que o professor envie materiais extras como vídeos e textos para leitura, para que o aluno reforce o estudo mesmo fora do ambiente escolar. Isso interfere de forma benéfica no desempenho dos estudantes.

2. Comunicação mais eficaz

A comunicação entre pais e alunos se torna muito mais fácil e eficaz. Pelo aplicativo, a escola tem a certeza de que as mensagens foram recebidas. Evita-se também o tradicional problema de perda da agenda com todas as informações e datas importantes para a vida escolar do aluno. Os pais podem ter acesso à frequência e às notas e, em caso de faltas, o aluno tem acesso ao conteúdo que foi dado nas aulas nos dias em que não pôde ir.

3. Rapidez em casos de emergência

As informações podem ser enviadas e recebidas por ambas as partes — escola e pais — em tempo real. Isso permite, por exemplo, que em um caso de emergência, pais, mães e responsáveis recebam notícias e até fotos do ambiente escolar de forma rápida.

4. Otimização de tempo e gastos

Você já parou para pensar no tempo que se gasta para mandar um bilhete? É necessário digitar, imprimir, recortar, distribuir e colar o recado nas agendas. O uso do aplicativo otimiza o tempo gasto e ainda diminui as despesas com papel e uso de impressoras, revelando também uma preocupação com a questão ambiental.

5. Solicitação e envio de documentos

Pelo aplicativo, os pais podem requerer documentos e acompanhar o andamento de suas solicitações. 

6. Cobrança das mensalidades

A geração de boletos e seu envio virtual aos pais é outra vantagem do uso de aplicativos. Eles ainda permitem que sejam enviados avisos de vencimento ou lembretes de que o boleto ainda não foi pago.

Como fazer a transição para o aplicativo?

Se a sua escola ainda não utiliza aplicativos de comunicação, você pode passar por uma transição utilizando as tradicionais agendas e o aplicativo, permitindo um período de adaptação. A instituição deve ainda oferecer treinamento para seus funcionários, a fim de que todos aprendam a usar o aplicativo da melhor forma possível. Para os pais e os alunos, deve-se marcar uma reunião para mostrar os benefícios da ferramenta e como usá-la.

Como exemplos dessa tecnologia podemos citar o App ClipEscola, o ClassApp e a agenda digital do WPensar. O importante é ter em mente que o uso de um aplicativo escolar só traz benefícios para a comunicação entre escola, pais e alunos, por isso, procure investir nele.

Agora que você já conhece as vantagens dos aplicativos, aproveite para ler outro artigo e descobrir como usar a tecnologia na preparação de suas aulas!

Powered by Rock Convert