Sabemos que férias é momento de diversão e muitas crianças e adolescentes não querem nem saber de chegar perto dos livros. Entretanto, devemos mostrar que ler um livro é uma forma muito agradável de lazer. Mas como estimular a leitura nesse período?

A seguir, você conhecerá alguns benefícios que a leitura traz e descobrirá algumas dicas que ajudarão a formar alunos que gostam de ler. Acompanhe! 

Por que devemos estimular a leitura desde cedo?

Uma boa compreensão de texto tem influência em todas as disciplinas escolares e o aluno só consegue desenvolver essa habilidade lendo. A leitura leva a criança a conhecer novas palavras, ampliar seu vocabulário e o seu conhecimento sobre os mais diversos assuntos. Além disso, ler desperta a curiosidade e aguça a imaginação e a criatividade. Ela também colabora para que a criança desenvolva seu senso crítico sobre aquilo que lê.

Como estimular a leitura nas férias?

Preparamos algumas dicas que ajudarão os professores no incentivo à leitura dos alunos, de forma que entendam que ler é uma atividade de lazer.

Mostre que existem várias opções

É interessante que, durante o ano, o professor mostre ao aluno que existem vários gêneros literários que servem para entreter, entre eles, mistério, fantasia, drama, suspense, romance e documentários, ou seja, que é possível encontrar livros sobre os mais variados assuntos. Ciente dessa variedade, ele pode escolher um tema que goste e, assim, a leitura nas férias se tornará mais agradável.

Considere usar a tecnologia como sua aliada

Não podemos negar que essa geração de nativos digitais pode não se sentir atraída pelo livro físico, mas a leitura pode ser estimulada com o uso de e-books. Existem muitos livros digitais e alguns oferecem a possibilidade de realidade aumentada que, junto com um smartphone ou tablet, possibilitam que a história assuma um formato 3D, deixando-a mais interessante ainda.

Mostre aos alunos alguns aplicativos como o Wattpad, que tem um verdadeiro acervo de livros digitais e, além de títulos contemporâneos, há também títulos importantes para o vestibular. O aplicativo ainda permite que o aluno se conecte a outros leitores e escritores.

Assim como os vários gêneros literários, o professor deve mostrar, ao longo do ano, que existem diferentes suportes dos textos, assim como e-books, que pode ser uma boa opção durante as férias.

Crie um clube do livro

Os alunos podem criar um clube do livro ou um blog coletivo administrado por eles, para dar dicas de leitura das férias e resenhas. Assim, o incentivo à leitura acontece entre os próprios colegas.

Depois de conhecer várias dicas sobre como estimular a leitura e entender que ela traz muitos benefícios para seus alunos, incentive cada vez mais esse hábito neles.

Agora que você já sabe mais sobre o assunto, aproveite para conhecer algumas propostas de atividades de leitura!

Powered by Rock Convert