Image

Preparar aula: saiba como usar a tecnologia nessa tarefa!

By  •  1 ano ago  •  Inove +

O trabalho do educador é gratificante, mas, ao mesmo tempo, desafiador. Além da criatividade necessária para chamar a atenção dos alunos, o professor tem diversas tarefas extraclasse, como preparar aula, preencher relatórios e documentos, além de corrigir atividades e avaliações.

A boa notícia é que, como estamos no século XXI, já é possível recorrer à tecnologia para facilitar essas atividades. Você conhece as opções? Quer saber mais sobre elas? Então, veio ao lugar certo!

Neste post, apresentamos formas de utilizar a tecnologia para elaborar aulas dinâmicas e atraentes, que prendem a atenção dos alunos e promovem a aprendizagem ativa. Continue a leitura e descubra soluções digitais inovadoras!

A importância do preparo das aulas

A aprendizagem torna-se significativa quando o educador tem clareza quanto aos objetivos e o ensino acontece com intencionalidade. Por isso, o preparo das aulas é tão importante quanto o tempo que o professor passa presencialmente com os alunos. 

Isso significa que ele não só conhece e expõe o conteúdo. Adicionalmente, procura abordagens eficazes, apropriadas à faixa etária dos estudantes, seus interesses e os objetivos educacionais vinculados àquele material.

Quando o professor não dedica o tempo necessário ao preparo das aulas, o resultado das turmas pode ser prejudicado. Mesmo que ele consiga a atenção do grupo, é provável que utilize apenas a exposição do conteúdo e outras metodologias passivas.

Como usar a tecnologia para preparar aula

Quer saber como a tecnologia pode ajudá-lo a elaborar aulas atraentes, eficazes e que usam metodologias ativas? Confira as dicas a seguir!

Ofereça oportunidades para os alunos participarem pela internet

Já percebeu como as crianças e os adolescentes já consideram a profissão de youtuber uma das mais desejadas? Isso não acontece apenas porque eles veem o sucesso dos influenciadores digitais, mas porque encontram um canal em que podem ser ouvidos.

Dê a eles a oportunidade de interagir pela internet. A turma pode criar blogs, wikis e vlogs para compartilhar o resultado de seu aprendizado e debater temas com outros estudantes.   

Esse tipo de atividade pode produzir altos níveis de engajamento, além de desenvolver diferentes habilidades: planejamento e execução de projetos, comunicação verbal e escrita, produção audiovisual e assim por diante.​

Associe o conteúdo de sala de aula a eventos reais

O conteúdo escolar não deve ser dissociado do que acontece na sociedade. É fundamental que ele seja usado para interpretar a realidade e propor soluções.

Por isso, a leitura de textos jornalísticos na sala de aula é tão importante. Materiais selecionados podem formar a base para projetos interdisciplinares relevantes, além de proverem contexto para debates profundos sobre temas da atualidade.

Use recursos de áudio e imagem

A capacidade de abstrair para compreender e relacionar conceitos mais profundos se desenvolve progressivamente, ao longo de todo o Ensino Fundamental. Por isso, os alunos precisam de ajuda para compreender conceitos abstratos. Recursos de áudio e imagem favorecem a assimilação de informações e são um auxílio importante nesse processo.

A internet é cheia desses exemplos. Existem desde opções gratuitas, como o YouTube, até plataformas especializadas em educação, com conteúdos restritos a assinantes. O importante é buscar recursos visuais e auditivos que tornem o material mais acessível.

Tenha acesso a planos de aula prontos

Algumas plataformas apresentam soluções digitais prontas para o professor utilizar em classe. A Guten, por exemplo, oferece planos de aulas completos, com os objetivos do texto e das atividades, sugestões para fazer a mediação com os alunos de forma eficiente e as habilidades envolvidas na exploração do material. 

Além disso, as atividades propostas são adequadas à faixa etária dos estudantes. Elas trazem a realidade do mundo para dentro da sala de aula, provocam o pensamento crítico e exigem que os alunos se tornem sujeitos ativos na aprendizagem, capazes de elaborar o conhecimento para encontrar as respostas adequadas.

Quer contar com o apoio de especialistas e com uma solução digital inovadora para a educação na hora de preparar aulas? Converse com nossa equipe e descubra como podemos ajudá-lo!

Powered by Rock Convert