Como o colégio alcançou o objetivo de inovar e promover inclusão por meio do uso do Guten News

O QUE VOCÊ VAI APRENDER NESTE CASE?

Neste case, vamos mostrar como um de nossos parceiros, o Colégio Motiva – Campina Grande, trabalhou junto à Guten para implementar uma solução digital de leitura que aprimorasse o currículo da escola e que atendesse às demandas do aluno nativo digital. Além disso, a solução foi muito importante para promover a inclusão de alunos com autismo e com déficit de atenção.

SOBRE O COLÉGIO MOTIVA

O Colégio Motiva é um colégio referência no estado da Paraíba e na região Nordeste, atuando nos segmentos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Fundado em 2000, a instituição conta com cinco unidades e faz parte do grupo de Escolas Associadas da Unesco. Clique aqui e acesse o site da escola.


O DESAFIO

Nos últimos anos, o Colégio Motiva direcionou seus esforços para ampliar o uso de tecnologia em sala de aula. Ciente da necessidade de novas formas de intervenção que atraíssem a atenção dos alunos nativos digitais, o colégio decidiu buscar parceiros que atendessem essa demanda, de modo que fosse obtida uma solução que apresentasse:

– Tecnologia digital para promover inovação na escola;
– Formato atrativo, que chamasse a atenção dos estudantes;
– Conteúdo adequado para ser usado em sala de aula, atendendo às necessidades da grade escolar.

A SOLUÇÃO

No fim de 2016, o Motiva conheceu a Guten e uma parceria para superar os desafios da escola começou. Elaboramos uma estratégia em conjunto com a escola, que envolveu:

– Disponibilização de plataforma digital e interativa para atender a proposta de adequação aos nativos digitais;
– Fornecimento de conteúdo jornalístico com linguagem adequada aos estudantes e temas que permitem o trabalho interdisciplinar;
– Fornecimento de relatórios completos de monitoramento das habilidades de leitura para que os professores verificassem o entendimento do conteúdo por parte dos alunos;
– Compartilhamento de material da equipe pedagógica da Guten para ajudar no planejamento de novas intervenções de acordo com as demandas das turmas ou mesmo em intervenções customizadas, de aluno a aluno;
– Capacitação de professores e gestores para realizarem o melhor aproveitamento da ferramenta.

Dessa forma, solucionamos o problema do Colégio Motiva, que encontrou conteúdo digital adequado às suas necessidades. A solução foi utilizada em diversos projetos interdisciplinares da escola, envolvendo não só a disciplina de Língua Portuguesa, mas também Artes, História, Geografia e Ciências.

Além disso, o resultado da parceria surpreendeu, ao colaborar no processo de inclusão de alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e com Transtorno do Espectro Autista (TEA), proporcionando uma experiência que encantou os alunos e que permitiu, por parte dos professores, uma intervenção personalizada. Isso foi possível por meio dos dados fornecidos pelos relatórios da Guten, que indicam com precisão, de forma prática e instantânea, quais as facilidades e dificuldades específicas de cada estudante. Continuaremos trabalhando com o Colégio Motiva para gerar ainda mais resultados incríveis!

“(…) é de suma relevância o trabalho com a tecnologia na escola, principalmente, aliado à plataforma como o Guten News, que traz alternativas de aprendizagem de leitura e escrita de forma atrativa para um público cada vez mais digital, além da inclusão de alunos com necessidades especiais.”

 Maria Salomé Araújo
Professora de Língua Portuguesa do Colégio Motiva – Campina Grande (PB)

 

 

Clique aqui e confira o artigo “TECNOLOGIA DIGITAL E INCLUSÃO – Como o Colégio Motiva utiliza o Guten News no trabalho de inclusão de alunos com TDAH e TEA”, escrito pela professora Maria Salomé Araújo.

Quer resultados assim para a sua escola? Nós podemos fazer o mesmo por você.

Converse agora com um dos especialistas da Guten!

Powered by Rock Convert