Image

Incentivo à leitura: veja a importância dos pais!

By  •  1 ano ago  •  Leia melhor

No Brasil, 44% das pessoas não cultivam o hábito de ler, segundo constatou a quarta edição da pesquisa Retratos da Leitura — realizada pelo Ibope, a pedido do Instituto Pró-Livro. A análise dos resultados mostra que 28% das pessoas não leem simplesmente pela falta de prazer nessa atividade; ao passo que 20% não aprendeu a fazer isso.

Além da escola, reverter este cenário também é uma responsabilidade dos pais, que devem oferecer incentivo à leitura desde a infância, já que essa é uma prática que estimula a imaginação e a criatividade, além de enriquecer o vocabulário. A seguir, veja como você pode ajudar a formar leitores proficientes.

Dê o exemplo

É sabido que crianças pequenas mantém o costume de reproduzir, no ambiente social, os comportamentos que aprendem em casa. Logo, se você deseja que seu filho se torne um leitor, precisa dar o exemplo. Leia para a criança e com ela!

Nesse contexto, podem ser criados momentos de leitura em família, nos quais cada pessoa lê o seu próprio conteúdo — seja um livro, um jornal uma tira em quadrinhos, etc. A criança deve ler publicações compatíveis com a faixa etária, mas não há nenhum problema que todos compartilhem informações e experiências sobre o que estão lendo.

Visite livrarias e bibliotecas

Para incentivar a leitura, o ideal é que você frequente ambientes como livrarias e bibliotecas. Faça esse passeio com frequência e sem pressa: permita que os pequenos conheçam as diferentes seções.

Se eles tiverem idade para isso, é válido permitir que o grupo se separe para que cada um procure por temas de seu interesse. Especialmente no caso de livrarias, é válido o lembrete de que algumas possuem um ambiente especialmente decorado para que as crianças fiquem à vontade, com pufes e outros elementos que remetem ao universo infantil.

Estabeleça relações entre a leitura e os interesses da criança

Outra estratégia eficaz no incentivo à leitura é estabelecer conexões entre os livros e outros interesses das crianças.Apresente a leitura como uma oportunidade para conhecer melhor sobre determinados temas em variados gêneros: além de livros, vale consumir textos da esfera jornalística também, como os quadrinhos, crônicas, entrevistas etc.

Se o seu filho adora os filmes do Harry Potter, por exemplo, estimule-o a ler o livro para poder comparar as adaptações cinematográficas com as histórias originais criadas por J. K. Rowling. A mesma recomendação se aplica aos fãs de super-heróis, que podem buscar por quadrinhos de seus personagens favoritos.

Faça da tecnologia uma aliada

Folhear as páginas de um livro é mesmo uma experiência incrível, mas as publicações impressas já não são mais a única opção. Os tão populares tablets, que se transformaram em mania entre os jovens, permitem a criação de uma biblioteca virtual, com conteúdos disponíveis online.

Além disso, a tecnologia pode ajudar no engajamento por meio da utilização de jogos associados aos textos, pois os jogos propõem desafios que instigam, geram dificuldade e trazem dinamismo. Há, ainda, o acréscimo de outros recursos, como as narrações, dando origem aos chamados audiobooks. As possibilidades trazidas pela tecnologia facilitam a vida de quem está aprendendo um segundo idioma também. Depois de ler, a criança pode ouvir a pronúncia das palavras.

Faça com que a criança compreenda a importância da leitura

Para encerrar este post, destacamos aquela que talvez seja a dica de incentivo à leitura mais valiosa: a partir do momento em que a criança chega a uma certa idade, é importante oferecer autonomia para que ela saiba escolher suas leituras de preferência, pois o objetivo também é que a leitura seja apreciada por prazer.

Por outro lado, a criança deve ser capaz de reconhecer a importância da leitura como fonte de conhecimento. Sob essa perspectiva, a leitura de um livro nem sempre é fácil, pois concede o acesso a temas que, até aquele momento, não são familiares ao jovem leitor. Por isso, essa é uma tarefa que requer persistência, concentração e foco.

Esperamos que, após as nossas dicas de incentivo à leitura, o seu filho passe a incorporar este hábito ao seu cotidiano. E, para estimular também os seus amigos, compartilhe este post em suas redes sociais!

Powered by Rock Convert