Image

3 motivos para você implementar um sistema de gestão escolar

By  •  1 ano ago  •  Inove +

Oferecer educação de qualidade, promover atividades eficientes, captar novos alunos, encontrar métodos de retenção, combater a inadimplência e garantir a sustentabilidade financeira da instituição de ensino são objetivos de qualquer administração escolar.

No entanto, essas não são conquistas fáceis de serem obtidas, considerando a complexidade do ambiente educacional, as transformações tecnológicas e a crise econômica que o País enfrenta. Sendo assim, para atingir todos esses objetivos, é preciso buscar formas para se descomplicar os processos da escola e evitar erros que prejudiquem a qualidade gerencial.

Nesse sentido, é válido considerar a implantação de um sistema de gestão escolar, o qual permite ao gestor uma visão mais ampla da rotina escolar — possibilitando, assim, tomadas de decisão mais acertadas. Quer saber mais sobre esse recurso? Acompanhe!

O que é um sistema de gestão escolar?

O sistema de gestão escolar é um software que automatiza e controla procedimentos burocráticos do dia a dia de uma instituição de ensino, tornando-os mais fáceis, organizados e eficientes ao permitir a interação entre os setores acadêmico, pedagógico e financeiro.

Levando em conta o contexto de constante transformação digital na educação e a necessidade que as instituições de ensino têm de acompanhar as novas demandas do mercado, a não utilização desse tipo de recurso traz muitas dificuldades à gestão da escola, principalmente por essa gestão lidar com um grande volume de informações.

Por que implementar um sistema de gestão escolar?

Confira 3 motivos pelos quais a implementação do sistema de gestão escolar é um ótimo investimento para a sua instituição de ensino.

1. Otimiza as atividades administrativas e financeiras

Geralmente, atividades pertinentes às rotinas administrativas e financeiras são muito burocráticas e tomam bastante tempo do gestor escolar, impedindo que o profissional se dedique a assuntos mais importantes, como as atividades pedagógico-educativas.

Contudo, por meio de um bom software de gestão escolar, tarefas administrativas e financeiras são automatizadas, o que permite focar em áreas mais estratégicas da instituição de ensino, como as já citadas e outras, como a captação e a retenção de alunos, por exemplo.

Veja alguns tipos de tarefas que são facilitadas por esse recurso:

  • total controle sobre as operações financeiras;
  • administração eficaz das contas a pagar e a receber — viabilizando a diminuição da inadimplência;
  • emissão de notas fiscais diretamente pelo sistema;
  • disponibilização de informações mais precisas por meio de relatórios que auxiliam na tomada de decisão.

2. Aprimora a captação de alunos

Escolas que possuem um sistema de gestão conseguem estruturar melhor todas as etapas da prospecção de alunos. Isso, porque elas projetam ações mais acertadas devido à visão completa do negócio.

Além disso, essas plataformas potencializam as ações de marketing educacional ao permitirem cadastros de contatos, para que o colégio não perca a comunicação com potenciais clientes e consiga dar sequência ao atendimento com qualidade e agilidade, visando à efetivação da matrícula.

3. Melhora a gestão acadêmica e pedagógica

Uma boa ferramenta de gestão escolar também otimiza a gestão acadêmica e pedagógica. Com ela, é preciso que o educador consiga lançar notas, faltas, tarefas, ocorrências e conteúdos didáticos via internet, além de acompanhar individualmente a situação de cada aluno.

Outro ganho relevante é a possibilidade de acompanhar o desempenho dos professores e assegurar a excelência do ensino ofertado. O gestor escolar passa a ter acesso a todos os recursos que os profissionais empregam em sala de aula, como métodos de avaliação, atividades interativas e medidas preventivas para que o estudante não reprove.

Além desses benefícios, é interessante ressaltar que um bom sistema de gestão escolar ajuda a estabelecer uma comunicação efetiva com a comunidade escolar. O recurso conta com ferramentas inovadoras, para que os pais consigam se aproximar e interagir com a instituição — como o aplicativo móvel e o web boletim de notas e faltas — e para realizar pesquisas de opinião com alunos, responsáveis e colaboradores.

Agora que você já sabe como um sistema de gestão escolar pode fortalecer a sua instituição de ensino, o que acha de compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais para ajudar outras pessoas da área de educação?

Powered by Rock Convert