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Como mapear as habilidades de leitura dos alunos?

By  •  2 anos ago  •  Inove +

Ler é muito mais do que passar os olhos pelas palavras. Ler é, antes de tudo, interação. É por meio da leitura que o aluno pode compreender o contexto em que está inserido e chegar a diversas conclusões sobre a sua realidade e os aspectos que a compõem, além de permitir desenvolvimento do pensamento crítico e crescimento intelectual e emocional. Sendo assim, se a sua escola deseja atuar na formação de cidadãos mais conscientes, é essencial se preocupar com as habilidades de leitura dos alunos.

Desenvolver habilidades de leitura vai além do processo de decodificar palavras, pois aciona os conhecimentos prévios dos alunos, que possibilitam a construção de novos conceitos na relação com os textos.  Afinal, os textos, enquanto discursos, são carregados de diferentes vozes, com distintos pontos de vista e definidos pela esfera de circulação, seus interlocutores e objetivos.

No âmbito escolar, o ato de ler envolve diferentes áreas do conhecimento e não somente as disciplinas da Língua Portuguesa. Isso reforça ainda mais a necessidade de garantir que a leitura seja desenvolvida para que o aluno construa seu senso crítico, possa relacionar textos, e sobretudo, se veja como agente transformador do mundo em que está inserido.

Nesse contexto, mapear as habilidades de leitura dos alunos é essencial. Continue a leitura e entenda melhor como analisar as habilidades de leitura desenvolvidas pelos seus alunos!

A importância de gêneros e temas diversos em linguagem adequada

O trabalho com a leitura de diferentes gêneros textuais é importante, pois habilita o aluno para atuar, interagir, argumentar e promover mudanças na sociedade em que ele está inserido. Além disso, esse trabalho possibilita os alunos entenderem que os textos possuem diferentes organizações, estilos, composições e se organizam de acordo com as situações de comunicação.

Cabe ao professor, com o apoio da coordenação pedagógica, possibilitar o acesso do aluno a esses textos de diferentes gêneros. Para isso, é essencial promover discussões acerca do uso e das funções sócio-comunicativas dos conteúdos trabalhados.

A leitura deve ser abrangente, atual e engajadora para motivar os estudantes a estudarem sobre diversos temas e, assim, ser uma oportunidade de criar e recriar pensamentos e posições a partir do que foi lido.

Oferecer textos em linguagem adequada ao público infantojuvenil e desenvolver atividades que fomentam e mapeiam as habilidades de leitura é fundamental para aprimorar as competências leitoras dos alunos. Assim, é possível localizar lacunas de aprendizagem e propor intervenções para que o aluno avance na sua capacidade ler, interpretar, inferir e relacionar textos.

Habilidades de leitura a serem analisadas

É fundamental a mediação do professor na construção de perguntas e intervenções que façam o aluno voltar ao texto e desenvolver diferentes habilidades de um leitor proficiente. Essas habilidades também são conhecidas por descritores, segundo documento do INEP, critérios usados para nas avaliações externas, como a prova Brasil por exemplo. Entre elas, estão, por exemplo:

  • localizar informações explícitas em um texto;
  • distinguir um fato da opinião relativa a esse fato;
  • estabelecer relações lógica-discursivas presentes no texto;
  • inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

Para avaliar a capacidade do estudante de localizar uma informação explícita no texto, por exemplo, é necessário criar uma questão que não necessite de inferências ou interpretações para ser respondida. O aluno deve ser capaz de voltar ao texto e encontrar uma informação que está clara e objetiva.

O professor pode, também, oferecer textos que sejam ricos em recursos coesivos para que o aluno possa trabalhar a lógica entre as ideias de um texto. Dessa forma, é possível avaliar os descritores do tópico referente à coerência e coesão no processamento do texto.

O auxílio da tecnologia

tecnologia pode ser um grande auxílio no mapeamento do desenvolvimento leitor dos estudantes. Algumas ferramentas tecnológicas fornecem relatórios com o desempenho dos alunos de forma prática, parametrizada e eficiente — facilitando o mapeamento individual e em grande escala.

As habilidades de leitura dos alunos também podem ser mapeadas por meio de jogos digitais. Os games despertam o interesse e permitem que o público infantojuvenil leia textos jornalísticos, por exemplo, e façam conexões com a sua realidade. As próprias plataformas fornecem dados semanais de acompanhamento continuado para os professores.

Para elevar a qualidade do ensino, é preciso mapear as habilidades de leitura dos alunos e desenvolver atividades e projetos personalizados de mediação para que os alunos avancem. Assim, as chances de aprendizado aumentam e as aulas tornam-se dinâmicas e engajadoras, para que todos possam alcançar a proficiência leitora esperada.

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