Como o Colégio Arbos aumentou a capacidade argumentativa e reflexiva dos alunos em 70% com a ajuda da Guten

O QUE VOCÊ VAI APRENDER NESTE CASE?

Se a sua escola busca inovar no processo de ensino e aprendizagem da competência leitora e também acredita na importância de ter conteúdo de atualidade em um formato que encante e atraia os alunos, temos certeza que esse artigo pode te ajudar bastante. Vamos mostrar como um de nossos parceiros, o Colégio Arbos, trabalhou junto a Guten para aumentar a capacidade argumentativa e reflexiva dos alunos e aumentar o engajamento das turmas em leitura.

 

SOBRE O ARBOS

O Colégio Arbos é um colégio da grande São Paulo, com unidades em Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, que atende alunos do Berçário, Ensino Infantil, Fundamental I, II e Médio. A escola faz parte das Escolas Associadas da Unesco, é reconhecida com Apple Distinguished School e possui o prêmio Quality. Acesse o site da escola.

 

O DESAFIO

O principal desafio do Colégio Arbos era promover o engajamento de leitura dos alunos do 4º ao 7º ano, de modo que esses estudantes melhorassem sua capacidade argumentativa. Pensando em como resolver esse problema, os principais desafios que o Colégio Arbos apresentava eram:

– Apresentar um conteúdo de qualidade que encantasse os alunos;
– Fazer o acompanhamento da evolução do tempo de leitura para certificar que os estudantes estão lendo com dedicação;
– Verificar se, com esse conteúdo, as habilidades e capacidades leitoras estavam sendo desenvolvidas de fato;
– Proporcionar a reflexão dos alunos de maneira efetiva sobre os temas discutidos;
– Promover intervenções personalizadas para os alunos de acordo com as habilidades que precisam ser aprimoradas.

 

 A SOLUÇÃO

A parceria Guten e Colégio Arbos começou para que os desafios da escola fossem superados e os resultados desejados alcançados. Tendo em vista os objetivos a serem alcançados, elaboramos uma estratégia em conjunto com o Arbos. Dentro desse plano estavam:

– Disponibilizar conteúdo jornalístico de temas escritos para a faixa etária dos alunos do Arbos e que abarcam as diversas áreas de conhecimento, permitindo um trabalho interdisciplinar;
– Fornecer relatórios completos de monitoramento das habilidades de leitura;
– Compartilhar material da equipe pedagógica da Guten para ajudar no planejamento de novas intervenções alinhadas às demandas das turmas ou mesmo em intervenções customizadas;
Capacitar professores e gestores para realizarem o melhor aproveitamento da ferramenta.

Com isso, segundo dados divulgados pelo colégio, conseguimos aumentar o engajamento dos alunos para as propostas em até 100%, aumentar a capacidade argumentativa e reflexiva em cerca de 70% ao longo do ano de 2017 e verificar a evolução do tempo de leitura semanal com os recursos da plataforma.

“O maior benefício é colocar o aluno em contato com uma leitura que, ao mesmo tempo que é prazerosa (com jogos e desafios), também informa. O aluno se depara com um fato, tem de compreendê-lo e ainda pode opinar sobre o assunto, realizando registros de forma dinâmica.

 

Fabiana Lima
Professora do Colégio Arbos

 

Quer ver a também relatos de alunos e professores do Colégio Arbos sobre o uso do Guten News nos links a seguir:

Professora Fabiana Lima
Aluna Júlia Telles (4º ano)
Aluna Isabelly Bessi (4º ano)
Professora Maria Magalhães
Professora Elaine Pelichero

Quer resultados assim para a sua escola? Nós podemos fazer o mesmo por você.

Entre em contato com um de nossos especialistas! 

 

 

Powered by Rock Convert