Como o Colégio Liceu Jardim implementou conteúdo de atualidade adequado para a disciplina de Ciências com a Guten

O QUE VOCÊ VAI APRENDER NESTE CASE?

Se a sua escola acredita na importância de ter conteúdo de atualidade para utilizar em diferentes disciplinas, com um formato que encante e atraia os alunos, e também acredita na importância de inovar no processo de ensino e aprendizagem da competência leitora, temos certeza que esse artigo vai te ajudar bastante. Vamos mostrar como um de nossos parceiros, o Colégio Liceu Jardim, trabalhou junto à Guten para implementar conteúdos de atualidade adequados à linguagem dos alunos para as áreas de Ciências da Natureza.

SOBRE O LICEU JARDIM

O Colégio Liceu Jardim, fundado em 1998 em Santo André (SP), tem como proposta formar indivíduos conscientes, capazes de dimensionar e redimensionar conhecimentos, que se realizem como pessoa e contribuam para o bem comum, utilizando-se de sua capacidade intelectual de interação e liderança. A Escola propõe a criação de espaços para a participação crítica, criativa e ética dos alunos que, orientados pelos princípios do respeito humano, possam caminhar em direção ao exercício responsável da cidadania, em seus múltiplos papéis.  Acesse o site da escola.

O DESAFIO

O principal desafio do Colégio Liceu Jardim era encontrar um conteúdo de atualidades para as disciplinas de Ciências da Natureza. A Diretora de Tecnologia Educacional e Coordenadora de Ciências da instituição buscava um substituto para as revistas impressas que utilizava em sala de aula, cuja assinatura era solicitada aos pais – que nem sempre atendiam a esse pedido prontamente. Apesar dessas revistas apresentarem um padrão de qualidade aceitável para a escola, nem todo o conteúdo continha uma temática apropriada para os estudantes. Outro problema era com relação à linguagem, que não era adaptada para esse público. Pensando nessa problemática, os principais desafios que o Colégio Liceu Jardim apresentava eram:

– Encontrar um conteúdo de Ciências adequado para diversas faixas etárias;
– Disponibilizar textos com linguagem compatível à dos estudantes;
– Ter a certeza de que os alunos de fato estavam compreendendo o conteúdo lido;
– Adotar um conteúdo que pudesse ser facilmente adquirido, sem que a escola dependesse da disponibilidade dos pais ou responsáveis para assinar um periódico.

 A SOLUÇÃO

A parceria entre Guten e Liceu Jardim começou em 2017 com o intuito de superar os desafios da escola. Tendo em vista os objetivos a serem alcançados, elaboramos uma estratégia em conjunto com o Liceu Jardim e dentro desse plano estavam a:

– Disponibilização de conteúdo jornalístico com linguagem adequada aos estudantes e temas selecionados especialmente para a faixa etária dos alunos e que abarcam, não só a área de Ciências da Natureza, como também outras áreas de conhecimento – permitindo que a plataforma fosse aproveitada também em outras disciplinas;
– Fornecimento de relatórios completos de monitoramento das habilidades de leitura para que os professores verificassem o entendimento do conteúdo por parte dos alunos;
– Garantia de facilidade de implementação da plataforma, permitindo que a assinatura para todos os alunos fosse feita pela própria escola e não pelos pais ou responsáveis;
– Compartilhar material da equipe pedagógica da Guten para ajudar no planejamento de novas intervenções de acordo com as demandas das turmas ou mesmo em intervenções customizadas, de aluno a aluno;
– Capacitar professores e gestores para realizarem o melhor aproveitamento da ferramenta.

Com isso, conseguimos solucionar o problema do Colégio Liceu Jardim, que encontrou conteúdo de atualidades para as áreas de Ciências da Natureza e adequado às suas necessidades. Além disso, a plataforma foi adotada também em outas disciplinas como Língua Portuguesa, Redação, História, Geografia e Artes. Hoje, todas as turmas de 4º a 9º ano do Liceu Jardim têm acesso ao Guten News e os professores têm acesso aos dados de leitura e desempenho dessas turmas para acompanhar o desenvolvimento das habilidades dos jovens. Outro ponto importante é que agora também estamos a serviço de uma nova demanda, que começou a ser debatida no início deste ano pelo Liceu Jardim: o letramento digital. Continuaremos trabalhando para fornecer os melhores recursos para a escola nessa empreitada.

“(…) Nem tudo o que está no jornal é adequado para uma criança ver. Às vezes, o texto é muito denso, tem um vocabulário que aluno ainda não entende. Eu acho que a Guten é um material de atualidades que respeita a linguagem deles [dos alunos]. E não tem aquele perigo de ‘ai meu deus, o que é que o meu aluno vai ver nessa edição?’”.

 

Michele Rascalha
Diretora de Tecnologia e Coordenadora de Ciências

 

Clique nos links a seguir e confira o depoimento completo da Diretora de Tecnologia e Coordenadora de Ciências, Michele Rascalha, e leia a matéria especial sobre o uso do Guten News na disciplina de redação para abordar o gênero crônica:

“Crônica em Pauta”
“Em busca do conteúdo perfeito”

 


Quer resultados assim para a sua escola? Nós podemos fazer o mesmo por você.

Converse agora com um dos especialistas da Guten!

 

 

 

Powered by Rock Convert